Com 22 milhões de euros que recebeu em 2010, Corinthians é o
único clube do Brasil entre os cinco primeiros no ranking
O Corinthians é o único brasileiro que aparece entre os seis primeiros. Com a arrecadação de € 22 milhões oriundos de patrocínios na camisa no ano passado, o clube paulista divide a quarta colocação com o Bayern de Munique, atrás apenas de Manchester United, Liverpool e Real Madrid, mas na frente do poderoso Chelsea.
O Timão, inclusive, é um dos principais responsáveis por impulsionar o mercado nacional. Há três anos o Brasil não figurava nem entre os oito primeiros no ranking. Com a contratação de Ronaldo, em dezembro de 2008, o clube paulista inovou e teve um impressionante aumento em suas receitas.

mercado (Foto: Ag. Estado)
Para o analista, o Corinthians inspirou os demais clubes brasileiros.
- O Corinthians levou Flamengo, São Paulo, Santos - que praticamente dobrou sua receita -, e Palmeiras a terem contratos bem interessantes. Os clubes do Rio Grande do Sul também passaram a arrecadar mais. De um ano para cá, estes valores subiram substancialmente – afirmou Gualdani.
Previsão de crescimento ainda maior
Com uma visão otimista, César Gualdani acredita que a arrecadação dos clubes brasileiros crescerá ainda mais nos próximos anos, principalmente com a proximidade da Copa de 2014, que será realizada no Brasil.
- O mercado brasileiro já é uma plataforma efetiva para patrocinadores e as previsões são ainda mais positivas. Em breve, estará ainda mais próximo da Premier League (Campeonato Inglês) e da Bundesliga (Campeonato Alemão). Tem ainda a Copa, que trará mais exposição internacional para este mercado. As empresas que atrelarem suas marcas ao futebol vão receber um maior nível de atenção nos próximos anos.

- Só a cobertura da imprensa que envolveu a negociação do Ronaldinho foi digna de nota, tamanha a visibilidade. Isso demonstra que possivelmente o Flamengo deve conseguir valores muito substanciais.
Ameaça espanhola
Atualmente, a Espanha aparece apenas na sexta colocação no ranking. No entanto, isso deve mudar em 2011. Até o ano passado, por opção própria, o Barcelona não tinha patrocínio na camisa. Pelo contrário. Pegava a Unicef para estampar a marca da entidade em seu uniforme.
Neste ano a situação mudou. Pela primeira vez em seus 111 anos de história, o clube catalão estampa a logomarca de uma empresa em sua camisa. A Qatar Foundation pagará 30 milhões de euros anuais (cerca de R$ 67 milhões).
Exclusividade : http://globoesporte.globo.com
Compartilhar
Futebol brasileiro é o 3º que mais arrecada com patrocínios em camisas
4/
5
Oleh
Ruui Robsonn [ CB ]