13 de mar. de 2011

Agora é certo: Mortal Kombat voltou!

Se você ainda estava desconfiado com o grande retorno de Mortal Kombat às suas raízes, pode ficar tranquilo: o nono game da série é tudo aquilo que os fãs esperaram por mais de 15 anos. Esqueça, portanto, toda a mecânica de armas, movimentação tridimensional pelo cenário e tudo o que marcou negativamente uma das maiores franquias de luta: o bom e velho MK está de volta.


Prévia em vídeo

A demonstração disponível para usuários da PlayStation Plus traz apenas uma pequena prévia de tudo aquilo que a Netherrealm Studios preparou, mas já é o suficiente para fazer quem jogou os primeiros títulos da série sofrer de ansiedade até o dia do lançamento. Tudo o que marcou a infância de muita gente está presente, assim como novos recursos que dão mais dinamismo aos combates.
“Get over here”
Embora apenas quatro personagens estejam disponíveis (Scorpion, Sub-Zero, Mileena e Johnny Cage), isso basta para deixar claro que estamos diante da jogabilidade clássica de Mortal Kombat. Talvez essa seja a maior (e mais aguardada) novidade do game. Desde MK 3, lançado em 1995, não vemos Scorpion e Sub-Zero se enfrentando com a mesma mecânica que eternizou os personagens nos fliperamas.
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Como dito anteriormente, toda a “evolução” apresentada a partir do quarto episódio foi abandonada, ou seja, nada de andar em círculos ou sacar armas durante a luta. Isso traz um dinamismo aos confrontos que certamente vai emocionar os jogadores mais antigos, que há tempos sentiam falta de socar o adversário incessantemente ou arremessá-lo de uma ponte em direção a enormes espinhos. Tudo é resolvido na porrada, o que é ótimo.
A própria movimentação foi melhorada. Realizar combos é bem simples e intuitivo, além de variado. Se você está acostumado a sistemas mais ágeis, como Marvel vs. Capcom ou Street Fighter, certamente irá perceber que este game é um pouco mais lento, mas nada que possa ser comparado à bizarrice de Mortal Kombat vs. DC Universe – socos no ar faziam o lutador flutuar.
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Os comandos são praticamente os mesmos, com algumas mudanças em um ou outro personagem. O que importa é que veremos os ataques clássicos, como o “Get over here” de Scorpion e os clones de gelo de Sub-Zero. Isso sem falar dos Fatalities, que voltam mais brutais do que nunca, além de mais simples de serem executados.
A ideia de recomeço é tanta que se você jogou os três primeiros títulos da franquia, certamente irá reconhecer praticamente todos os elementos que aparecerão entre uma luta e outra. Cenários como The Living Forest e The Pit II vêm direto de MK 2 para a sétima geração de consoles, assim como a já lendária aparição do designer Dan Forden com sua célebre frase “Toasty”. Se você tem mais de 20 anos, saiba que é impossível ficar indiferente a esses detalhes.
A demo traz apenas dois modos disponíveis: o single player (aqui chamado de Kombat) e o versus. É possível conferir a lista com os demais elementos que serão adicionados na versão final, mas o pouco que está liberado até o momento já é o suficiente para agradar aos fãs.
Novas mecânicas
Porém, Mortal Kombat não é feito apenas de nostalgia. Como você deve ter visto nas demais prévias e trailers de divulgação, a Netherrealm Studios trouxe várias novidades para deixar os confrontos ainda mais variados, emocionantes e violentos.
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A mais significativa delas é o X-Ray Attack, um golpe que exibe o dano no interior do corpo do adversário e que varia de acordo com o personagem utilizado. Scorpion, por exemplo, praticamente destrói o crânio do inimigo com um soco e então pisa em seu peito para acabar com os órgãos internos da região torácica.
Para utilizar esse ataque, basta que o jogador tenha a barra de especial completa e então pressione os botões L2 e R2 simultaneamente. A diferença é que, em alguns dos casos, é preciso um pouco de estratégia para acertar, como no caso de Johnny Cage, cujo movimento é um contra-ataque e só é ativado ao desviar um movimento do inimigo.
Além disso, essa mesma barra também permite o uso de magias amplificadas, de modo semelhante ao EX de Super Street Fighter IV. Como essa opção consome um terço do total do indicador, é preciso saber o momento exato de utilizá-la.
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Outro ponto são os danos visíveis. Enquanto o X-Ray nos mostra os ferimentos internos, também podemos ver o quão machucado o lutador está à medida que ele apanha. Se você for pego em um combo extenso, por exemplo, verá que o guerreiro estará cheio de fraturas, cortes e sangue espalhado pelo corpo. O mais interessante é que isso não é alterado ao fim de um round, o que significa que ele iniciará a partida da mesma forma que antes.
“Abajo de Cero gana”
Ok, sabemos que trata de uma demonstração, mas é impossível não se incomodar com vários pontos de Mortal Kombat. A primeira – e mais bizarra – é a tradução incompleta. Caso seu PlayStation 3 esteja configurado com o idioma português, o game será automaticamente iniciado em espanhol.
Como se não bastasse, a versão hispânica do título não foi terminada, o que faz com que vejamos vários “Bug Me” espalhados pela tela. Exemplo disso é o “Scorpion Bug me” ao término de uma luta. Não, os nomes não foram adaptados.
Img_normalOutro elemento que pareceu faltar foi o áudio de fundo, obackground de cada estágio. Praticamente não há uma música para ambientar a luta e aumentar o clima de tensão. A sensação que isso dá é de um vazio e como se algo estivesse ausente durante a partida. Ao procurar por alguma solução nas opções, não encontramos nada.
A lista de golpes também é algo bastante chato. O que era para ser uma enorme ajuda aos jogadores (quem não odiava carregar a revista com os comandos para todos os lados?) acaba se tornando uma grande confusão, já que a exibição dos direcionais se altera de acordo com a posição de seu lutador na tela. Pode parecer algo pouco relevante, mas certamente vai colocá-lo em dúvida, principalmente se você já está acostumado com o padrão inalterado dos demais jogos de luta.
Por fim, o maior problema de todos: a inteligência artificial. Todos que testaram o game aqui no Baixaki Jogos reclamaram de um ponto: o novo Mortal Kombat está muito fácil. Esperamos realmente que isso seja modificado na versão final, mas todos os ataques feitos pelo computador podem ser previstos de acordo com sua posição. Se você está muito perto, espere ver o adversário com o bloqueio sempre ativo e com golpes de teleporte. Ao tomar distância, será alvejado por magias. Ao compreender essa lógica, tudo fica simples e ficatorna-se fácil avançar.
Roendo as unhas
Se você espera ansioso pelo retorno de Mortal Kombat, pode começar a roer suas unhas e aguardar pelo dia 19 de abril. O game é tudo aquilo que gostaríamos de ver um título da série, que já na demo consegue cumprir tudo o que prometeu até agora.
O versus consegue ser ainda mais empolgante que o single player. Sem o problema da inteligência artificial, as lutas ficam ainda mais divertidas, como há muito tempo não eram na franquia.

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4/ 5
Oleh

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