23 de mar. de 2011

Clube do Livro #7 - A Lenda dos Guardiões - O Resgate

Olá pessoal hoje eu venho trazer uma super matéria sobre o livro A Lenda dos Guardiões - Resgate
Livro 3 - O Resgate - Kathryn Lasky

A fonte da matéria é o site http://www.sobrelivros.com.br/ 


Título Nacional: O Resgate
Ano de Lançamento: 2010
Número de Páginas: 160 páginas
Editora: Fundamento
Tradutor: Edith Sciulli
Título Original: The Rescue
Ano de Lançamento: 2004
Número de Páginas: 208 páginas
Editora: Scholastic
Kathryn Lasky
Olá, leitores do Sobre Livros! Hoje vou falar sobre mais um volume da fantástica série ALenda dos GuardiõesO Resgate. Esse é o terceiro livro da saga de Soren e seus outros amigos, e também é o último daqueles que serviram de base para que os roteiristas da adaptação cinematográfica da série, que estreiou no Brasil no dia oito de outubro,pudessem transpor a magnífica história criada por Kathryn Lasky para as telonas.
Kathryn, a autora estadunidense responsável pela criação dos maravilhosos personagens que fazem parte dessa história, também escreveu inúmeros outros livros e séries, inclusive relatos de não-ficção, sendo até premiada por esses trabalhos. Atualmente, ela vive com o marido em CambridgeMassachusetts.
Vale lembrar que esta resenha contém revelações sobre o enredo dos livros anteriores, A Captura e A Jornada. Você pode ler suas resenhas, respectivamente, aqui e aqui.
Quando tudo corria bem na vida de Soren — ele finalmente encontrara um lar, ao chegar à Grande Árvore Ga’Hoole, e sua irmã voltara, de onde quer que tenha estado — o sumiço de Ezylpro, seu mentor e também um dos grandes mestres de Ga’Hoole, vem para pertubar Soren, nossa coruja-de-igreja, Gylfie, sua melhor amiga — e também uma encantadora coruja-duende —, Crepúsculo, a grande coruja-cinzenta, Digger, a excêntrica coruja-buraqueira,Eglantine, a irmã de Soren, e todas as outras corujas do lugar.
Soren, sentindo a falta de Ezylpro, sente-se na obrigação de reunir seus amigos para que, juntos, possam ir em busca do velho pro e, assim, resgatá-lo e trazê-lo de volta àGrande Árvore Ga’Hoole. Nesse volume, somos apresentados ao “quem me dera”, suas pretensões e objetivos, que são os mais malévolos possíveis. Descobrimos que Soren está fortemente ligado a ele, e deverá se superar, juntando uma enorme quantia de coragem para combatê-lo.
Também conhecemos todo o passado de Ezylpro, enquanto acompanhamos a busca deSoren e seus amigos pelas informações desse, que podem se mostrar preciosíssimas para que o mistério de seu sumiço seja desvendado.
A princípio, eu achei meio forçado e repentino todo esse afeto de Soren para com  Ezylpro, mas isso acabou por não ofuscar a história. Eu simplesmente adoro quando os autores recorrem ao passado para que possam explicar mistérios do presente, os quais trarão complicações no futuro. E é exatamente isso que Kathryn faz.
A escrita dela continua a mesma, simples e cativante, fazendo com que você fique dependente da história, querendo lê-la até o fim, sem interrupções. As descrições continuam curtas e objetivas, embora funcionais, o que faz com que a leitura não se torne cansativa. A única coisa que me incomodou foi o fato de que a autora insiste em relembrar várias coisas que ocorreram nos livros anteriores e que estão frescas em nossa memória. Ou seja, achei desnecessário e até um pouco prejudicial.
Acho que este volume é aquele que contém menos ação, mas o enredo em si compensa essa falta, pois a história fica mais interessante do que nunca.
Finalmente pude esclarecer uma dúvida que me atormentava desde que comecei a ler a série: o fato da adaptação cinematográfica reunir os três primeiros volumes faria com que detalhes da história tivessem que ser cortados? Apesar de ainda não ter visto o filme, acredito que não. Os livros são pequenos, e essa junção fará com que a história fique bem mais resolvida. Mal posso esperar para vê-lo!
O Resgaste mantém o nível da série, e deverá agradar a todos aqueles que apreciam uma leitura leve e capaz de entreter, apesar da trama infantil. Boa leitura!

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Clube do Livro #7 - A Lenda dos Guardiões - O Resgate
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial
Powered By Blogger