13 de mar. de 2011

Clube do Livro #2 - A Lenda dos Guardiões - A Captura

Olá pessoal hoje eu venho trazer uma super matéria sobre o livro A Lenda dos Guardiões - A Captura.
A fonte da matéria é o site http://www.sobrelivros.com.br 

Título Nacional: A Captura
Ano de Lançamento: 2010
Número de Páginas: 184 páginas
Editora: Fundamento
Tradutor: Edith Sciulli
Título Original: The Capture
Ano de Lançamento: 2003
Número de Páginas: 240 páginas
Editora: Turtleback

Resenha
Kathryn Lasky
Olá, leitor! Esta resenha vai lhe apresentar ao mundo das corujas; ao mundo das Lendas de Ga’Hoole; ao mundo de Soren: ao mundo do livro A Captura.
O livro é o primeiro volume da série A Lenda dos Guardiões, que é composta por quinze livros até o momento, sendo que dois deles já foram publicados aqui, no Brasil, através da editora Fundamento, em mais um trabalho editorial exemplar.
A autora é a estadunidense Kathryn Lasky. Ela sempre teve um enorme fascínio por corujas, e, em razão disso, decidiu escrever uma fantasia sobre esses seres, onde eles falam, pensam, sonham… No entanto, ela também se preocupou em inserir uma grande parte da história natural desses animais em meio à história.
Soren é uma coruja-de-igreja de duas semanas de idade, que vivia com sua família em um abeto, na Floresta de Tyto. O livro começa quando sua irmã mais nova, Eglantine, quebra seu ovo e sai para a vida. Literalmente. Seus pais, Noctus e Marella, ambos corujas-de-igrejas, ficam felicíssimos com o nascimento da filha, é claro, ao contrário de Kludd, o irmão mais velho de Soren.
Soren fica encantando com a irmã, a ama mais do que tudo e passa horas com ela, conversando sobre vários assuntos, inclusive, sobre as adoradas Lendas dos Guardiões de Ga’Hoole, um reino onde, reza a lenda, havia uma ordem de corujas nobres que saíam do ninho todas as noite para realizar feitos heróicos.
Eis que em um dia, Soren, quando se dá conta, cai de seu ninho em um monte de musgo. Sente-se tonto, mas vê que não há nenhuma fratura em osso algum. Não consegue se lembrar de como poderia ter caído do ninho, afinal, ele era apenas um filhote: seu corpo ainda não estava devidamente desenvolvido para que ele pudesse voar, e ele tinha certeza de que não tentara fazê-lo.
Soren clama, então, por ajuda ao irmão, Kludd, e à criada de ninho da família, a cobra-cega Plithiver. Seu irmão nega assistência, e a criada, obviamente, não vê maneira alguma de ajudá-lo. Seus pais haviam saído para caçar. Então, ele fica sozinho, ao relento, com medo… E acaba sendo capturado.
Soren é sequestrado por uma outra coruja, e é levado à Academia São Aegolius para Corujas Orfãs. Lá, perguntas não são permitidas e tudo é feito em favor de um bem maior. As corujas são tratadas como animais — ok, isso é realmente irônico —, recebem números ao invés de seus nomes. No caso de Soren, 12-1.
Ele também acaba conhecendo Gylfie, uma jovem coruja-duende, e os dois acabam se tornando amigos. Na Academia, tudo é muito estranho: as corujas recebem uma aula de como dormir. Dormir à noite. Como uma coruja, que tem hábitos tipicamente norturnos, dormiria apenas durante a noite? Mas isso é só o começo.
Com o passar do tempo, Soren e Gylfie descobrem que esses hábitos completamente estranhos têm um objetivo totalmente obscuro: dormindo sob a lua, sendo banhados pelo brilho dela, como são orientadas a fazer, as corujas são hipnotizadas. Perdem os sentimentos verdadeiros e se tornam irreconhecíveis até para si próprias.
Porém, Soren e Gylfie se mostram imunes a isso. E têm de se esforçar para que continuem desse modo, não sejam afetados pelo Piscar da Lua — como o fenômeno é chamado —, descubram o segredo da Academia e possam fugir.
Além de tudo, Soren não era orfão. Ele fora sequestrado. Como o podiam chamar de orfão?
O livro é super bem escrito e envolvente. Kathryn se dedicou a muitas pesquisas sobre as corujas, e conseguiu implantar características reais desses animais na história. Antes de ler o livro, pensei “Poxa, corujas que falam. Legal, hein?”. Mas o livro é incrível, a narrativa é completamente fluida e as descobertas que Soren e Gylfie fazem, a buscas por respostas e tudo o mais é extremamente interessante.
Em outubro, uma adaptação cinematográfica que abrange os três primeiros livros da série chegará aos cinemas, e eu mal posso esperar para vê-la!
Eu realmente recomendo “A Captura”. O livro me pegou desprevenido e me surpreendeu, fazendo com que eu gostasse mais do que imaginava ser capaz
Em breve o Segundo Livro da coleção

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Clube do Livro #2 - A Lenda dos Guardiões - A Captura
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

1 comentários:

Escrito comentários
avatar
9 de abril de 2011 às 12:42

a kathryn lasky é um genio apesar de aventura e emoçoes, kathryn retratou no livro "a captura" tambem coisas emocionantes da vida real e ficção, tudo ao mesmo tempo

Reply

Página inicial
Powered By Blogger